Constituído a 21 de Novembro de 1988, por um grupo de indefectíveis amantes dos desportos motorizados, o Motor Clube de Guimarães tem pautado a sua actividade pela promoção e organização de eventos desportivos, movimentando um conjunto significativo da população, cooperando no desenvolvimento da prática desportiva e constituindo um local privilegiado para o encontro, convivência, debate, informação e formação.

Com sede na cidade de Guimarães, o crescimento sustentado do Motor Clube de Guimarães assenta, na promoção do desporto, formação de agentes desportivos e promoção da região, onde está inserido.O dinamismo do Motor Clube de Guimarães, fruto da colaboração voluntária de muitos dirigentes e associados – colocou a colectividade num lugar de destaque no panorama do desporto motorizado, assumindo especial relevância a qualidade organizativa das suas realizações.

Por entre paisagens verdejantes do, Minho e de Trás-os-Montes, o MCG desenvolveu um ‘trilho’ que se consolidou com firmeza no panorama do desporto automóvel nacional.
Rally T.T. Lameirinho/Serras do Norte – única prova de todo o terreno a norte do rio Douro e integrada no Campeonato Nacional da modalidade adquiriu ao longo dos anos um prestígio de que todos, em especial a modalidade se deve honrar.

O ‘Raid Zero’, passeio turístico para jeeps e Motos, foi o primeiro evento do Motor Clube de Guimarães, que também serviu para a apresentação da colectividade. A estreia auspiciosa conduziu à realização, de 1990 a 1992, do “Transvimaranes’, prova que aumentou gradualmente a ,sua popularidade e o número de participantes interessados em vencer os desafios dos traçados que os conduziram aos concelhos de Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Braga e Famalicão. Posteriormente, esta prova assumiu as designações de TransVale do Ave, de 1994 a 1999 e Solares de Basto, em 2000.

Em 1990 o Motor Clube de Guimarães promoveu uma concentração de Motos Todo-o-Terreno que levou cerca de meia centena de participantes aos pontos de maior beleza do concelho de Guimarães e organizou a “1ª Concentração Motard” no ano de 1995, repetindo-a com enorme êxito em 1997 com a presença de quase um milhar de Motards.
O “Masters dos Campeões” de Motos, uma clássica no Todo-o-Terreno e simultaneamente uma festa de final do Campeonato, foi pela primeira vez organizado pelo Motor Clube de Guimarães em Dezembro de 97, contando esta inédita prova com a presença de todos, os Campeões Nacionais de Enduro. No ano 2000 o Masters, em Cross Country, adquiriu a internacionalização, tendo incluído três vertentes do Motociclismo: speedway, motocross e enduro. Caracterizado pela dureza do percurso, o Motor Clube de Guimarães foi capaz de consolidar o êxito da edição inicial, sendo actualmente o Masters uma referência na modalidade.

Demonstração da vitalidade e criatividade associativa, o Motor Clube de Guimarães organizou, em 1993, em parceria com o Clube Todo-o-Terreno, a ‘Ronda das Termas’, que levou os participantes desde a cidade de Braga até Vidago, Pedras Salgadas e Chaves, incluindo ainda o evento uma Feira de Todo-o-Terreno que ocorreu em Braga.
A “Rampa da Penha”, de 1991 ao ano 2000, prova extra do Campeonato Nacional de Velocidade, foi organizada pelo Motor Clube de Guimarães, assim como provas do Troféu de Perícias, de 1990 a 1992, e uma prova de Kartcross , em 1992.

O Motor Clube de Guimarães iniciou em 1998 a organização da Rally Cross e um ano mais tarde o Camião Racing, dispondo para o efeito de um autódromo construído pela Câmara Municipal de Montalegre.
O actual Rally T.T. Lameirinho/Serras do Norte, designou-se em 1993 “Rally TT Montes de Fafe”, tendo integrado o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno como Prova Extra, contando, no entanto, para o extinto Trofeu U.M.M.

Em face do sumariamente exposto, são de realçar o dinamismo e a vitalidade do Motor Clube de Guimarães que, através dos desportos motorizados, orgulha-se de contribuir para o desenvolvimento da prática desportiva e para a promoção da região onde desenvolve as suas actividades.